quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Inventar o futuro

Estou assistindo a seria "Gigantes da indústria" do History Channel (https://www.youtube.com/playlist?list=PL1TQqShDpIm__YTlSRTBzaKsM7mjYCq7t) e no primeiro episodio conta como a familia Vanderbout ficou muito rica seguindo o futuro nos Estados Unidos.
Em 1850 eles eram donos de uma frota de navios que faziam trafego de cargas e decidiram em um determinado momento vender todos os navios e investir na construção de ferrovias por todo o pais.
Eles já haviam inovado antes quando foram a primeira empresa privada a fazer um serviço que até então seria de responsabilidade do estado, infra-estrutura, mas foram audaciosos ao mudar tudo e começar um outro negocio totalmente diferente por que sabiam que as cargas de trem iriam mais longe, mais rápido e mais barato por todo o pais. E alem de multiplicaram muito sua riqueza com essa ideia eles mudaram a historia do mundo.
Mas como inventar ou prever o futuro?
Ficar preso no passado vendo esse tipo de documentário pode atrapalhar um pouco talvez, ficar bitolado tentando também. Eu voei para Belo Horizonte na semana passada, e é bem rápido, uma horinha, mas nesse curto periodo tive varios insights, alguns até já coloquei em pratica. É um contra senso né? Estudo pra saber que estudar pode atrapalhar as vezes.
Entendo que parar pra pensar sem celular, sem computador, sem gente próxima falando é o melhor momento pra ter boas ideias, mas nem por isso dispenso a boa educação e bons eventos.
Tem uma expressão que eu aprendi e ficou marcado na  minha cabeça é "benchmark ligado", é você olhar tudo com um olhar de eu também posso fazer isso. Então se estiver no cinema assistindo um filme você pode ter ideias para sua empresa, mesmo que não tenha nenhum tipo de relação. Se você tem uma padaria e vai num açougue, observe as estrategias, observe como é vendido e como é o tratamento, alguma coisa poderá sair.
Tem um lugar que eu amo estar que é a Disney, pode ser qualquer uma, Orlando, California, Paris ou Tókio, eu adoro estar lá, e 50% do que eu adoro estar lá é por que eu viro criança e me divirto muito, mas os outros 50% é porque aprendo muito com a forma que eles tratam as pessoas, como a cultura da empresa é incutida nos colaboradores, é realmente uma grande aula de marketing passar um dia num parque da Disney, eu volto cheio de ideias sempre, e já nao vejo a hora de ir novamente.
Outro lugar pra arejar ideias são os eventos de marketing, hoje fui convidado para um incrível que será no mes que vem no shopping Cidade Jardim, será da empresa de email Return Path, nesses eventos eu passo o dia inteiro anotando ideias, é impressionante.
Cada um deve ter um modo de inventar seu futuro, procure o seu e esteja surfando na próxima onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário